Fonte: Portal Flagrante 03.11.2025
Entre os dias 3 e 7 de novembro, órgãos federais e estaduais farão georreferenciamento para instalação de placas solares e regularização de terras
O deputado estadual Sinésio Campos (PT) anunciou nesta quinta-feira que diversas comunidades rurais de Parintins, no interior do Amazonas, receberão ações conjuntas voltadas à instalação de energia solar e regularização fundiária, com apoio do governo federal, da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás – SEMIG, Amazonas de Energia e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
“Estamos trabalhando, inclusive, com a Secretaria de Minas e Energia para fazer o georreferenciamento e viabilizar a instalação de placas solares nas residências das comunidades”, explicou o parlamentar.
As ações acontecerão entre os dias 3 a 7 de novembro, com o objetivo de atender comunidades isoladas onde não é possível levar linhas contínuas de energia elétrica. O programa faz parte da política federal Luz para Todos nas Comunidades Isoladas, liderada pelo presidente Lula.
As comunidades contempladas até o momento são: Ilha das Guaribas, Ilha das Onças, Costa do Arco, Pagé, Borralho e Vila Nova, podendo ser ampliado para outras regiões que necessitarem do serviço.
Além da instalação das placas solares, a ação também envolverá o georreferenciamento para regularização fundiária em áreas de várzea ocupadas pelas comunidades.
“São duas atividades extremamente importantes: a regularização fundiária pela União e o georreferenciamento para definir o número de famílias e residências nessas comunidades. Tudo isso é fundamental para que todas sejam atendidas”, concluiu Sinésio Campos.
Esta notícia não é de autoria da Novus Energia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Novus Energia. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.


