topp tel

(98) 98521-5252

icon topo

atendimento@novusenergia.com.br

Fonte: ÚLTIMO SEGUNDO 24.10.2025

Projeto financiado pela Força Aérea dos EUA pretende lançar refletores em órbita para projetar luz solar durante a noite

A start-up Reflect Orbital, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, pediu licença à Comissão Federal de Comunicações (FCC) para lançar em abril de 2026 um satélite com espelho capaz de refletir luz solar sobre áreas da Terra durante a noite.

O experimento será o primeiro passo de um projeto que prevê a criação de uma constelação de mais de 4 mil satélites capazes de refletir luz solar para a Terra e ampliar a produção de energia solar durante as horas de pouca luminosidade.

O plano, que recebeu US$ 1,25 milhão (cerca de R$ 6,7 milhões) da Força Aérea dos Estados Unidos, já atraiu mais de 250 mil manifestações de interesse comercial, segundo a empresa e planeja lançar o satélite EARENDIL-1 será equipado com um espelho de 18 por 18 metros na fase de teste.

Segundo a Reflect Orbital, os satélites orbitariam a Terra em uma trajetória síncrona ao Sol, acompanhando a linha que divide o dia da noite. A proposta é permitir que usinas solares mantenham a geração de energia mesmo após o pôr do sol e antes do amanhecer, reduzindo a necessidade de armazenamento em baterias.

A companhia afirma que a tecnologia também poderia iluminar plantações, substituir parte da iluminação urbana e ajudar em regiões atingidas por desastres naturais.

“ Nosso serviço é altamente localizado ”, disse um porta-voz da empresa ao portal Space.com. “ Cada reflexão cobre uma área definida de cinco quilômetros por um período limitado, sem iluminação contínua ou generalizada .” Segundo ele, durante o teste de 2026, observadores verão “ um brilho semelhante ao da lua, movendo-se no céu ”, enquanto a área iluminada no solo terá luz suave e temporária.

Alerta de astrônomos e ambientalistas
O projeto, no entanto, tem gerado forte reação da comunidade científica. Astrônomos e especialistas em biodiversidade afirmam que os espelhos espaciais podem agravar a poluição luminosa, interferindo nas observações astronômicas e no comportamento de espécies noturnas.

“ O feixe refletido por esses satélites é quatro vezes mais brilhante que a lua cheia ”, explicou John Berentine, astrônomo do observatório Silverado Hills, no Arizona à Space.com. “ Isso afetará a vida selvagem nas áreas diretamente iluminadas e, pela dispersão atmosférica, também as regiões ao redor .”

Robert Massey, diretor-executivo adjunto da Royal Astronomical Society do Reino Unido, classificou o projeto como preocupante. “ O objetivo central é iluminar o céu e estender o dia — e, do ponto de vista astronômico, isso é catastrófico ”, afirmou em entrevista à Space.com.

Um grupo de pesquisadores, em nota publicada pela revista Nature Astronomy, alerta que “ qualquer fonte artificial de luz em larga escala no céu noturno pode causar impactos graves e duradouros ”.

Ambientalistas destacam que o aumento da luz artificial vem alterando o equilíbrio entre o dia e a noite, essencial para os ciclos biológicos. “ A poluição luminosa interfere nos ritmos circadianos, na fisiologia e nos padrões de comportamento de inúmeras espécies ”, disse David Smith, gerente da organização BugLife, dedicada à preservação de invertebrados, à Space.com.

Pesquisas mostram que o brilho artificial do planeta cresce cerca de 10% ao ano, reduzindo a visibilidade das estrelas e afetando o sono humano.

Empresa promete avaliação ambiental
A Reflect Orbital afirma que pretende realizar uma avaliação de impacto ambiental antes de expandir a constelação e diz estar aberta à colaboração com especialistas para “ compreender as sensibilidades ecológicas em cada local de serviço ”.

Apesar das críticas, a empresa sustenta que o projeto pode representar uma nova fronteira para o uso da energia solar no planeta.

 

Esta notícia não é de autoria da Novus Energia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Novus Energia. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

;

Solicite um Orçamento

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

dt body h

 

Av dos Holandeses, n° 5, Olho d'agua, São Luís - Ma

CEP: 650665-180

(98) 98521-5252

atendimento@novusenergia.com.br

 

© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados para Novus Energia - Energia Solar em São Luís - Maranhão