topp tel

(98) 98521-5252

icon topo

atendimento@novusenergia.com.br

Fonte: O FATOR 22.10.2025

Mudanças preveem liberação de crédito e preferência no atendimento por órgãos públicos para mini e microgeração

O Governo de Minas Gerais está autorizado a celebrar convênios e a financiar pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento de baterias para armazenamento de energia solar para sistemas não conectados à rede (off-grid). A medida, publicada na terça-feira (21) no Diário Oficial do Estado, altera a política estadual de incentivo ao uso da energia solar, criada em 2013 pela Lei nº 20.849/2013.

Com a mudança, o Estado poderá apoiar e oferecer crédito, inclusive por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a instituições públicas e privadas em projetos de sistemas inteligentes de armazenamento de energia fotovoltaica, tecnologia que permite guardar a eletricidade gerada por painéis solares em baterias, para uso posterior, quando não há incidência de sol.

A proposta de alteração no texto foi feita pelo deputado Gil Pereira (PSD) e sancionada pelo governador em exercício Mateus Simões (Novo).

No geral, esses sistemas ajudam a equilibrar a oferta e o consumo de energia, reduzem o risco de sobrecarga nas redes quando estão conectadas (on-grid) e ampliam o potencial de uso da energia solar em áreas sem conexão direta com a distribuidora, conhecidas como off-grid, ou autônomos.

Afinal, se a unidade geradora não está conectada ao sistema, toda aquela eletricidade que não foi usada quando há incidência solar é descartada. E é aí que entram as baterias tratadas no novo texto da lei. Elas evitam o desperdício da eletricidade, permitindo o uso posterior.

No âmbito federal, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) trabalha em uma regulamentação destes equipamentos, também conhecidas como Sistemas de Armazenamento de Energia (Saes).

Preferência
A alteração na lei também determina que os sistemas de microgeração e minigeração distribuída — que são pequenas usinas solares conectadas à rede — tenham preferência no atendimento por órgãos e entidades públicas do Estado.

 

Esta notícia não é de autoria da Novus Energia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Novus Energia. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

;

Solicite um Orçamento

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

dt body h

 

Av dos Holandeses, n° 5, Olho d'agua, São Luís - Ma

CEP: 650665-180

(98) 98521-5252

atendimento@novusenergia.com.br

 

© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados para Novus Energia - Energia Solar em São Luís - Maranhão