Fonte: Canal Solar 03.10.2025
Com investimento de R$ 15 milhões, o projeto permite o uso simultâneo do solo para geração solar e cultivo agrícola

A GNA, a alemã SUNfarming e a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) assinaram, na última quarta-feira (1º), durante a feira Rio+Agro, um acordo para a implantação de uma usina agro-solar do Sudeste. A parceria conta com apoio da SEENEMAR (Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar).
O empreendimento, que terá investimento de R$ 15 milhões, será instalado na Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, em Campos dos Goytacazes (RJ). O projeto será viabilizado pelo Decreto de Compensação Energética, sancionado pelo governador Cláudio Castro em junho deste ano, que estimula investimentos em energia limpa e geração de empregos no estado.
O modelo vai permitir o uso simultâneo do solo para geração solar e cultivo agrícola, conhecido como sistema agrivoltaico. A expectativa é que a usina tenha até 1,5 MW de potência em energia solar.
Além de atender à própria demanda energética, a unidade contará com um Centro de Treinamento e Pesquisa em parceria com instituições brasileiras e alemãs. A estrutura será voltada à capacitação em técnicas agrícolas, eletricidade e instalação de sistemas fotovoltaicos, beneficiando comunidades locais.
“O Rio de Janeiro, mais uma vez, sai na frente com inovação e sustentabilidade. Essa usina agro-solar é um marco, porque une energia limpa, produção agrícola e formação profissional, mostrando como é possível gerar desenvolvimento sustentável com responsabilidade”, afirmou o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.
Para o diretor-presidente da GNA, Emmanuel Delfosse, o projeto inaugura um novo ciclo para a companhia e para o estado. “É uma enorme satisfação anunciar o primeiro projeto solar da GNA e também o primeiro agro-solar do Sudeste. Este marco reforça nosso compromisso com a segurança e a transição energética, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para as comunidades locais e promove o desenvolvimento sustentável no Norte Fluminense e em todo o Estado do Rio de Janeiro”, disse.
Esta notícia não é de autoria da Novus Energia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Novus Energia. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.


