Fonte: Canal Solar 06.12.2022
São Paulo se tornou, na manhã desta terça-feira (06), o segundo estado brasileiro a atingir os 2 GW de potência instalada em energia solar fotovoltaica no segmento de GD (geração distribuída), atrás somente de Minas Gerais – que bateu a marca em agosto deste ano e, atualmente, conta com 2,22 GW.
Ao todo, os municípios paulistas já possuem mais de 231,8 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Desse montante, cerca de 86% (199,4 mil painéis solares) foram instalados em residências e 8,7% (20,3 mil) em estabelecimentos comerciais.
As informações foram apuradas pelo Canal Solar junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A Capital é o município que lidera os números no Estado em termos de potência, com 60,9 MW instalados. Logo atrás aparecem: Ribeirão Preto (57,2 MW), Campinas (54,5 MW), São José do Rio Preto (48,6 MW) e Presidente Prudente (48,2 MW).
Liderança em 2022
Se levarmos em consideração apenas os números do ano de 2022, o território paulista é o estado que mais instalou potência e sistemas de micro e minigeração distribuída no país.
Entre os dias 1º de janeiro e 6 de dezembro, foram cerca de 0,85 GW de potência acrescidos e mais 101 mil sistemas instalados. Em 2021, para efeito de comparação, foram 0,54 GW e 70,1 mil conexões.
Isenção de ICMS
Na semana passada, a ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) publicou um decreto que concedeu isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para o setor de micro e minigeradores de energia elétrica, incluindo as centrais de geração de energia solar.
Esta notícia não é de autoria da Novus Energia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Novus Energia. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.