Fonte :Tribuna Hoje 06.12.2022
O Banco do Nordeste em Alagoas apontou crescimento expressivo em suas operações de crédito destinadas à aquisição e instalação de sistemas de placas solares nas micro e pequenas empresas (MPE’s). De janeiro a outubro de 2022, esses financiamentos quase triplicaram, com registro de 181,5% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, somando cerca de R$ 11 milhões.
O superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, vê o resultado com otimismo e considera que está havendo um movimento de mudança cultural entre os empresários que, tanto beneficia o meio ambiente, por meio da geração de energia limpa, quanto diminui os gastos provenientes do consumo energético. Com a instalação do sistema de placas solares, a energia gerada é conectada à rede de distribuição, havendo um desconto na conta paga mensalmente pelo proprietário do imóvel. “No caso das MPE’s, a redução dessa despesa com a utilização da fonte solar produz um impacto ainda maior no equilíbrio financeiro e relocação orçamentária para investimento em outras necessidades”, destaca.
A linha de financiamento do BNB, denominada FNE Sol, utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no apoio à aquisição de sistemas para micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis para consumo próprio do mutuário ou destinados à locação. As centrais geradoras que podem ser instaladas por meio desse crédito devem ter potência instalada menor ou igual a 75 kW (microgeração) ou superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW (minigeração).
Panorama
Segundo os dados disponibilizados pela instituição, as micro e pequenas empresas alagoanas que mais demandaram por esse tipo de financiamento, esse ano, foram do setor de serviços (65,4%) e comércio (18, 7%). A maior parte do crédito contratado com essa finalidade foi destinado para MPE’s que atuam, respectivamente, nas atividades de aluguel de máquinas e equipamentos, atividades esportivas, bares e restaurantes, hospedagem, supermercados e serviços de saúde.
Já em relação às localidades em que foram investidos os créditos do FNE Sol para MPE’s no Estado, a maioria dos recursos foi para financiamentos em Marechal Deodoro, seguido por Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.
Esta notícia não é de autoria da Novus Energia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Novus Energia. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.